A planta mais popular por seu aroma, especialmente como planta ornamental, é o tomilho. Porém temos diversas plantas e ervas aromáticas, como: manjericão, erva-doce, menta, cominho, louro, sálvia, manjerona, orégano, salsa e muitas outras com aroma picante, amplamente utilizadas como especiarias e plantas aromáticas
Essas plantas aromáticas são mais frequentemente associadas a especiarias que podem realçar ou revelar o sabor de um determinado produto. Ao adicioná-los a vários pratos, não pensamos nos efeitos que têm no nosso corpo. O aroma é o mais importante para nós! É o cheiro das ervas que faz com que o corpo produza mais ativamente o suco gástrico, o que significa que melhora o processo de digestão em geral. Se a carne for polvilhada com sementes de cominho durante o assado, será mais fácil de digerir. Mas esta é apenas uma das milhares de propriedades úteis que as especiarias têm.
O alecrim é conhecido por muitos como uma especiaria. Em Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, as suas folhas são usadas desde tempos imemoriais juntamente com as folhas de louro. Porém, para não ter um sabor amargo, é preciso manuseá-lo da mesma forma que as folhas de louro.
>A manjerona é uma erva aromática de jardim amplamente utilizada na culinária há milhares de anos. Ele também tem propriedades medicinais.
Manjericão tempero milagre
"Quem masca manjericão vive muito tempo", diz um provérbio caucasiano.
O manjericão é uma planta aromática, que entre as plantações de um jardim, é considerado o rei das especiarias. Seu aroma inimitável só pode ser confundido com pimenta da Jamaica. As folhas de manjericão, tanto frescas como secas, contêm grande quantidade de óleos essenciais, além de caroteno, saponinas, taninos, ácidos orgânicos e outras substâncias ativas que lhes conferem um sabor picante e um aroma específico. Também, além de serem utilizadas para enlatar e salgar vegetais e cogumelos, são um excelente tempero para sopas, saladas, molhos, carnes, peixes, pratos de vegetais. O vinagre, infundido por uma semana nas folhas de manjericão, adquire um aroma excepcionalmente agradável e uma bela cor. O manjericão seco não é menos perfumado, é armazenado em um recipiente lacrado em um local escuro.
Existe uma vantagem em usar essa erva; seus óleos essenciais têm efeito antiinflamatório, antiespasmódico, desinfetante e sedativo, melhora a digestão, estimula o apetite e ajuda a fortalecer o sistema nervoso. Melhora o humor em caso de depressão, aumenta a atividade, elimina a diminuição da concentração e a fadiga.
TIPOS DE MANJERICÃO
- Manjericão tailandês: Folhas de manjericão tailandês têm bordas recortadas. Hastes com tonalidade avermelhada. Tem um sabor picante de anis. Usado em marinadas.
- Manjericão vermelho: é uma das especiarias favoritas da culinária italiana. Acompanha bem o tomate, podendo também ser adicionado a pratos de massa, queijos, saladas, sopas. Os caules desta variedade têm a tonalidade da garça e o sabor lembra o cravo.
- Limão Manjericão; pequenas folhas verdes têm um aroma rico e picante com um sabor de limão.
Aqui está uma salsa!
Esta erva crespa adorna nossa mesa em qualquer época do ano. Desde os tempos antigos, ela é usada na medicina alternativa desde os tempos remotos. É bom não apenas como tempero, mas também como um excelente complemento para o seu armário de remédios caseiros.
Se você passa muito tempo no computador e seus olhos ficam cansados, faça uma compressa com folhas frescas de salsa. Aplique-os nas pálpebras e cubra com uma gaze úmida por cima. Deixe descansar por 15 minutos.
Fonte: http://www.florets.ru
Comentários
Postar um comentário